Elaboração e Programas

LTCAT- Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

O documento, atende ao INNS (Instituto Nacional do Seguro Social), na comprovação da exposição dos agentes ambientais nocivos à saúde ou
integridade física do trabalhador. Dentre as principais diretrizes aplicadas ao Laudo, destaca-se:
– Dados da Empresa;
– Setor de trabalho, descrição dos locais e dos serviços realizados em cada setor;
– Condições ambientais do local de trabalho;
– Registro dos agentes nocivos, sua concentração, intensidade, tempo de exposição conforme limites previstos em normas de segurança e medicina do
trabalho;
Duração do trabalho que exponha o trabalhador aos agentes nocivos;
Informação sobre a existência de tecnologia de proteção coletiva que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância e recomendação
de sua adoção pelo estabelecimento respectivo;
– Método, técnica, aparelhagem e equipamentos utilizados na avaliação ambiental;
– Data e local da realização dos levantamentos;
– Conclusão dos levantamentos, devendo conter informações, claras e objetivas, se os agentes nocivos são, ou não, prejudiciais à saúde ou à integridade
física do trabalhador;
– Análises químicas e outras quando necessário;
– Informações para a elaboração do PPP(Perfil Profissiográfico Previdenciário);

PCMAT- NR 18 - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT É um programa instituído pela Norma Regulamentar 18, no qual estabelece seu cumprimento para toda construção que terá pico de 20 trabalhadores ou mais. Assim como no PPRA, o programa apresenta ações preventivas através da Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e consequentemente o controle da ocorrência de risco ambiental existente, ou que venham a existir no ambiente de trabalho da construção. O programa abrange trabalhadores que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabeler um Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção.

PCMSO - NR 07 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO tem por objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores da empresa e deverá obedecer a um planejamento em
que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estar em conformidade com as demais NRs.

PPRA - NR 09 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA faz parte das iniciativas da empresa no que diz respeito à saúde dos trabalhadores, devendo estar em conformidade com a NR9. Através da antecipação, reconhecimento, avaliação e por consequência o controle da ocorrência dos riscos no ambiente de trabalho, visa a preservação da saúde do trabalhador.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O PCA (Programa de Conservação Auditiva) é um conjunto de medidas técnicas simplificadas ou administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agindo de forma integrada e complementar entre si, pode servir de substituto temporário a modernização tecnológica e melhoria das condições de trabalho como um todo; tem por objetivo evitar ou diminuir a incidência e agravamento de perdas auditivas induzidas por ruído, evitar ou diminuir os efeitos do ruído sobre o corpo humano, investindo na melhoria continua da qualidade de vida dos integrantes da empresa.

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP é um formulário que deve ser preenchido com as informações do trabalhador, por exemplo, a função que exerce, se está exposto a algum agente nocivo e qual o grau de concentração deste agente, exame médicos realizados e dados da empresa.

Este documento deve ser preenchido por empresas em que os trabalhadores estão expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

O PGR, instituído pela Norma Regulamentadora 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) tem como objetivo adotar medidas de antecipação, identificação e avaliação dos fatores de risco envolvidos no ambiente de trabalho e exposição dos trabalhadores. Com isso, o programa estabelece prioridade, metas e monitoramento dos riscos existentes no ambiente de trabalho.

PPR - Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória, tem como objetivo proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. Neste Programa, estabelece o conjunto de medidas práticas e administrativas, no qual devem ser aplicadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador, além disso faz se necessário recomendações para elaboração, implantação e administração de um programa de como selecionar e usar corretamente os equipamentos d proteção respiratória.